quarta-feira, 15 de março de 2017

Personagem | Seu Basto & Dona Toinha | MHTI*

SD...........................................
...
SD Seu Basto no seu Bar, retrato de uma época de simplicidade e bom humor.
ACERVO: Fernanda Almeida. TRATO: Evaldo Brasil.
................................................
...
SD Seu Basto do Bar, figura pitoresca, *marca de humor e tiradas inteligentes e Donta Toinha, preparava os lanches. FONTE: Perfil Fernanda Almeida no facebook. TRATO: Evaldo Brasil.

2016......................................
Sempre que eu como bolo com queijo lembro-me do meu avô colocando para mim e para minha irmã. Mas tem que ser bolo “fofo” (de trigo) com queijo de manteiga. Quando vou comer “pinha” lembro-me dele tirando os caroços um por um com um garfo. Do guaraná que ele colocava na garrafa da lancheira. Do doce de leite que Raquel fazia e colocava nos copos de vidro. Da Festa da Padroeira que o bar ficava cheio de gente. Lembro-me do último Ano Novo que passamos lá no Bar: da contagem regressiva... as luzes se apagando e acendendo novamente. Eu de vestido e sapato branco na porta da Decorama. Lembro-me de um dia de chuva que sentei no colo dele e fiquei olhando para a Rua Solon de Lucena. A chuva caindo no calçamento e eu sentindo o cheiro do casaco dele. Lembro-me da carne de sol que vó mandava quando eu estava com a garganta doendo. Da sopa de feijão que só ela sabia fazer. Lembro-me dos dias em que algum transformador queimava e eu ficava olhando a luz do lampião e achando lindo. Lembro-me do povo passando e chamando: “Dona Toinha”. Lembro-me da televisão ligada e ele assistindo o jornal. Lembro-me do reservado. Lembro-me da mão dele anotando as contas. Enfim, me lembro de tanta coisa. Gente que ia lá todo dia e partiu depois deles. Lembranças do Bar de Sr. Basto e sobretudo de “voinho” e “voinha”.

Fernando Almeida, Grupo Esperança-PB. Terra Mãe! No Facebook.
(20 de Outubro de 2016)

6 comentários:

  1. Evaldo Brasil, via Facebook: Ana Flávia, Ana Débora Mascarenhas, bem na linha de vocês!

    Ana Flávia, idem: Gostei demais!
    Tu me lembrou de uma coisa que tenho sobre vovô que ainda não publiquei.

    Geomésio Ataíde Cândido: Boas lembranças. Bebi muitas meiotas com tira-gosto de galinha.

    Marcelo Figueiredo Leite: Quem já bebeu e não lembra... eita tempo bommmmmm!

    Luciano André Silva: Eram meus padrinhos, amigo, Evaldo Brasil.

    Rau Ferreira: Ah são tantas histórias.

    Pedro Paulo de Medeiros: "Passa o pano!!!"

    Fabrínia Almeida: Mainha está aqui do meu lado, sorriu e lembrou da história quando viu seu comentário.
    Ah sim, 'mainha' é Graça, filha do Sr. Basto.

    Cida Galdino Galdino: Pessoas do nosso coração!

    Ferreira Alves: Meu tio Basto. Saudades!

    ResponderExcluir
  2. De compartilhamentos, no Facebook:
    Antonio Ferreira Filho: Eita, era cliente assíduo do Bar do Sr. Bastos!

    Jeorge Coelho: Homem da melhor qualidade, seu Basto, quantas saudades! Só para relembrar, "seu Basto, me dê um pão com graxa!

    Adalberto Isidro: Este eu tiro o chapéu. Grande seu Basto e dona Toinha.

    Verônica Bezerra: ...como não lembrar?! Saudade ❤

    Marivaldo Nascimento: ...tempo bom que não volta mais!

    ResponderExcluir
  3. Odaildo Taveira, idem: Uma figura e um amigo inesquecível. Basto, como vai a barra? E ele respondia, "eu não fui mais a Picuí". Era ou não
    Não era inesquecível?

    ResponderExcluir
  4. Aldenir Vieira da Costa, idem: Eu jamais vou esquecer de seu Basto!

    ResponderExcluir
  5. Que linda matéria são meus avós que não tive a oportunidade de conhecer.
    Mais ainda vou até a minha Cidade Natal conhecer meus primos ,primas, tias e tios e conhecer um pouco mais da história da minha família.

    Luciana Diniz.

    ResponderExcluir

Nossa história agradece as suas colaborações. Continue participando deste trabalho colaborativo.

Capas | A Evolução do Catolicismo na Paraíba | ECRF*

2000........................................ ... SD Outro trabalho do esperancense *Epaminondas Câmara, sobre a Paraíba, quanto à contribuiç...